Notícias e Informativos

Câmara de dores do Rio Preto se mobiliza em apoio ao Outubro Rosa

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 05/10/2017

A Câmara Municipal de Dores do Rio Preto, durante sessão ordinária no dia 05 de outubro de 2017, lembrou à população sobre a importância da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar atenção das mulheres aos cuidados com essa forma de câncer que mais vitima mulheres no mundo.

Todos os vereadores, durante a Tribuna Livre falaram sobre a importância da campanha para a comunidade e mostraram total apoio às ações desenvolvidas, tanto em Dores do Rio Preto e da região.

Sobre a data:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.