Definidos Jovens Parlamentares de Dores do Rio Preto

• Publicado em: 13/11/2017

Os alunos fizeram as provas no último dia 07 de outubro. No total, 38 alunos das EMEF Mundo Novo e São José e EEEFM Pedro de Alcântara se inscreveram e fizeram a prova, destes, nove se classificaram como novos Jovens Parlamentares de Dores do Rio Preto. No total 18 jovens foram selecionados, sendo que nove serão suplentes.

Nessa edição do projeto, os alunos: Ana Carolina Moreira Vasconcelos, Ana Luiza A. Amaral, Clenda Xavier Medeiros, Eduarda Araújo Gomes, Leonan Oliveira da Silva, Lucas Pereira da Silva Vargas, Richardson Carneiro Felix, Vitória Cristina A. Fabre e Yasmim Silva Correa são os novos Jovens Parlamentares Rio-Pretenses. Você encontra as notas e classificação completa nas imagens da matéria.

A próxima fase será de instrução. Eles aprenderão como funciona toda estrutura da Câmara e se habituarão com a rotina do Legislativo, inclusive presenciando como é o dia a dia dos vereadores. Rotina essa que vivenciarão bem de perto e de forma constante a partir de agora.

Projeto começou com palestras

O passo inicial para o Parlamento Jovem Rio-Pretense começou a tomar forma nos dias 24 e 25 de outubro. Durante os dois dias, a equipe da Câmara Municipal de Dores do Rio Preto, acompanhada do presidente Sandro Gorini, percorreu as EMEF Mundo Novo e EMEF São José (em Pedra Menina) e, recebeu no auditório da Câmara a EEEFM Pedro de Alcântara. Na pauta; uma abordagem dinâmica sobre como funcionará o Parlamento Jovem e a importância do projeto para desenvolvimento social dos jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Em um segundo momento, no dia 30 de outubro, os alunos receberam o material de estudos para fazerem a avaliação. Esse material apresentou temas que seriam cobrados na avaliação.

No total, 38 alunos preencheram o formulário de inscrição e fizeram as provas, em suas respectivas escolas, na última terça-feira (07/11). A avaliação foi composta de nove questões, sendo oito de múltipla escolha e uma dissertativa (que teve pontuação dobrada). Nessa última, a correção foi feita analisando critérios como: conhecimentos específicos, aplicação correta da língua portuguesa, coerência, coesão e interpretação.

Apenas o início do processo

Todo o caminho percorrido, desde a aprovação por unanimidade pelos vereadores e instituição do Projeto é apenas o começo da jornada. A partir de agora os Jovens Parlamentares de Dores do Rio Preto tem a missão de aprender sobre o Poder Legislativo e começarem a definir ações. Depois do período de conhecimento e aprendizado começa a ação. Eles terão Reunião Ordinária e poderão expor suas ideias e vivenciarem de perto como é o trabalho dos vereadores.

A experiência possibilitará a formação de cidadãos mais conscientes do papel de cada um na sociedade, além de obterem conhecimento sobre como funciona o Poder Legislativo e os seus processos.